2 de abr. de 2010

Hans Christian Andersen - A essência da fantasia




Hans Christian Andersen - A essência da fantasia
                       
O blog Descaminhos Sombrios apresenta uma pequena homenagem a um escritor inesquecível. Há 205 anos, nascia em Copenhague Hans Christian Andersen. No calendário marcava-se dia 2 de Abril, ano de 1805. Poeta e escritor, teve nos contos de fadas sua maior inspiração e contribuição para a literatura universal.


Seus livros já foram traduzidos para 16 línguas e vendidos 1,2 milhão de exemplares em todo o mundo. Os contos de Andersen não são contos comuns, nem sempre apresentam o esperado “felizes para sempre”, no entanto, ensinam tanto ao leitor, marcam a sensibilidade e falam de sentimentos tão nossos, como a perda, o não, a ironia de um mundo em que a fantasia nem sempre tem lugar.

Este universo da fantasia nas historias de Andersen nem sempre apresenta com clareza o fantástico, a magia deve ser resgatada na criança em cada um.  Uma sereia disposta a doar sua essência em nome do amor, um patinho feio e perdido num mundo hostil. A pequena vendedora de fósforo que treme no frio intenso e ainda assim, ousa um sonho para protegê-la da cruel realidade. Um soldadinho de chumbo e sua bailarina ardendo em chamas.

Na minha história de leitura, estas pequenas e imensas tragédias de beleza e literatura marcaram meu olhar ao mundo, a busca por maturidade, o peso de algumas escolhas. Que bom! É preciso ler Andersen e resgatar a terna melancolia dos contos de fadas. 

Um comentário: