18 de jul. de 2010

A Menina Ícaro


Da estranha densidade

        " Achava os haicais incríveis e meio terríveis. Quando lia os de sua autoria, cada um deles batia nela como um soco, único, muito forte."

        Como uma garota tão pequena pode ser tão exasperante, tao querida e densa? Nas primeiras linhas, Jess convida e a vontade é de não deixar mais a leitura. Há um mundo novo de cores, escuro , sensações e sentimentos em volta de Jess... até o amor dá um certo medo. A narrativa de Helen Oyeyemi é densa e envolvente; pesada e ao mesmo tempo leve, intrigante ao  negar e oferecer pistas, deixando o leitor no plano da incerteza. 

Quando ela se foi, fiquei vazia.
Pensei que a lembrança eu guardaria
Mas ao procurá-la em minha mente 
Fiquei sabendo que ela estava morta
Pedi para ir bater à sua porta
Para me encontrar e seguir em frente.
Não me deixaram, pois seu intuito
Era prender-me para todo sempre.

           Este poema feito pela pequena Jess e a misteriosa adorável/assustadora TillyTilly me fez lembrar na hora do comentário do The Daily Telegraph sobre o livro, "oscilando entre a maldade e a vulnerabilidade, A menina Ícaro é um livro perturbador que se lê compulsivamente " até então, não havia sentido isso, mas de repente, sou apresentada a esse mundo. A paisagem que até então nos apresentava era uma, agora apenas o plano do incerto e da curiosidade. Quem é Jess? Quem é TillyTilly, essa garota tão doce peralta e assustadora? Ninguém sabe, mas um pedacinho de busca e procura em cada uma delas vai se insunuando dentro do leitor, lembrando o talvez de algum escuro absurdo em si.

           A Menina Ícaro pode ser um livro assustador na mistura mais complexa de poesia, lirismo, delicadeza e sombra. A autora nos enreda num mundo no qual fantasia, realidade, sentimentos e culturas se entrelaçam numa narrativa única. Brindando-nos com a intensidade, com o enigmático e inquietante retrato de auto aceitação, de busca, de procura, de mistérios e culturas infindas que se entrecruzam. Não é uma leitura que se termine, pois não é tão fácil assim esquecer Jess e TillyTilly e, enfim, esse universo no qual o fantástico, mais do que tudo, permanece no plano da incerteza.  

"Pare. Não há nada.
Só eu, e eu peguei você. "


**

Sinopse

Jessamy Harrison tem oito anos. Sensível, caprichosa, dotada de uma imaginação extraordinária e poderosa, passa horas escrevendo haicais, lendo Shakespeare, ou simplesmente escondida no calor escuro do roupeiro. Como filha mestiça de pai inglês e mãe nigeriana, Jess não consegue deixar de se sentir isolada aonde quer que vá, e seus colegas de turma tomam cuidado com sua tendência a sucumbir terríveis ataques de gritaria. Quando é levada para o complexo da família da mãe na Nigéria pela primeira vez, ela conhece seus tios e as tias e primos - e seu incrível avô. Então, um dia, no deserto Alojamento dos Rapazes, encontro Titiola, uma garotinha esfarrapada da idade dela. Parece que afinal Jess achou outra desentrosada que vai entendê-la. TillyTilly conhece grandes e pequenos segredos e, alguns, ela não revela. Mas quando TillyTilly mostra a Jess como é fácil magoar as pessoas que a cercam, Jess começa a perceber que não sabe quem é TillyTilly. Lírico, poético e irresistível, A menina Ícaro é um romance de gêmeos, duplos e espíritos, de uma garotinha criada entre culturas e cores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário